quarta-feira, 31 de julho de 2013

BMW S 1000 RR SBK racebike

A superbike retornou em 2010 como um modelo de carry-over, capaz de sustentar estes elogios. Embora uma máquina de topo na categoria literbike, BMW totalmente revisto a S1000RR em 2012, a superbike otimizado com base no feedback dos dados de raça estoque super nacionais.
BMW começou com algumas refiments motor, embora o motor do BMW S 1000 RR continua a mesma mecânica. As 999cc, refrigerados a água em linha e quatro ainda bombeia para fora 193 cavalos de potência a 13.000 rpm e 83 pés lbs. de torque a 9.750 rpm.
Melhorias chegar em 2012 com um acelerador reconfigurado para resposta do acelerador mais nítidas e uma curva de torque otimizado ao longo dos quatro modos disponíveis (chuva, Esporte, Corrida, Slick).
O DTC também foi modificado para a nova geometria da BMW S1000RR. BMW explica, "para o novo RR, modificações foram feitas para refletir a nova geometria e detecção de cavalinho foi otimizado. Quando a detecção de cavalinho se envolve, as válvulas do acelerador agora abrir muito mais suavemente. Além disso, o Controle Dinâmico de Tração (DTC) foi otimizado para maior cavalo e desempenho do controle da corrida e modos Slick.
"A distância entre eixos, agora foi reduzido de 9,3 mm a 1422,7 milímetros, ea afterrun foi alongado em 2,6 mm a 98,5 milímetros. Compensar A ponte fork (front-end) é agora 2,5 milímetros menor em 29,5 mm. Além disso, a projeção garfo é de 5 mm mais curto do que no modelo anterior. Essas modificações também inclui revisões do rolamento da cabeça de direcção para um binário de arranque menor e, portanto, maior precisão da direcção. "
BMW S 1000 RR SBK especificações técnicas racebike:
Capacidade: 999 cc, 4 tempos, 4 cilindros, refrigeração líquidaCaixa de velocidades: 6 velocidadesPotência: 200 + hp @ 14,000 rpm +Diâmetro e curso: 80 x 49,7 milímetrosTaxa de compressão: 14:01Sistema de combustível: 48 sistema de injeção Orto mm Dell 'Tanque de combustível: 23 litrosLubrificação: cárter húmidoPeso seco: 162 kgDistância entre eixos: 1.428 milímetrosComprimento: 2.056 milímetrosLargura: 532 milímetrosSuspensão dianteira: Öhlins de cabeça para baixo garfos telescópicos, 43 milímetros diameteSuspensão traseira: Öhlins TTXFreios dianteiros: Duplo disco de 320 milímetros, Brembo, 4 pinça de pistãoFreio traseiro: disco simples 220 milímetros, Brembo, 4 pinça de pistãoRodas: Frente 16,5 cm x 3,5 cm, traseira de 16 polegadas x 6,25 polegadasPneus: Pirelli


Características

    
Optimizado para uma melhor curva de torque ridability.
    
Expansão de dois a três curvas de desempenho (cada um para chuva e Esporte modos e um adicional para Race e modos Slick); modo Chuva agora tem 163 cv.
    
Acelerador reconfigurado para melhor resposta (aceleração particularmente delicada e sensível no modo de chuva, ea resposta de imediato direto e espontâneo no Esporte, Raça e modos Slick).
    
Reduzida força de torção eo ângulo manípulo apertado.
    
Relação secundária menor para o impulso potenciado.
    
Ajuste refinado entre ABS Raça e Controle Dinâmico de Tração (DTC).
    
Alargada área em corte transversal da guia de entrada de ar através da cabeça da direcção de uma maior eficiência do fluxo de ar.
    
Um melhor tratamento, precisão de direção e feedback.
    
Elementos de mola revisto para uma gama ainda maior de forças de amortecimento.
    
Geometria da suspensão modificada com novos valores para o ângulo da coluna de direção, deslocamento, posição do braço pivô balanço, projeção garfo e primavera comprimento de braço.
    
Novo amortecedor de direção mecânica ajustável em dez níveis.
    
Forjado e moído ponte garfo em um novo design, com um desvio menor.
    
Projeto revisto com uma seção mais magro cauda, ​​painéis laterais redesenhados, centro
    
cobertura airbox com grades de abertura laterais, e winglets.
    
Para novas variantes de cor: Red corrida simples, com Alpine branco, Bluefire,
    
Sapphire preto metálico, BMW Motorrad Motorsport cores.
    
Revisado RR logotipo.
    
Novas placas de calcanhar e estabilizadores mais magros nos apoios de passageiros.
    
Reestruturado indicação da velocidade do motor LCD para melhor legibilidade e com cinco níveis de escurecimento.
    
Painel de instrumentos com as novas funções "Melhor volta em andamento" e "Speedwarning"; desativação de mensagem de falha "Lâmpada" quando farol ou número transportadora placa removida
    
Os conversores catalíticos mudou, por isso não escudo térmico necessário.
    
Expansão para os opcionais e equipamentos ex obras especiais.

Yamaha FZ1


A estrada vai tremer eo tráfego vai ceder. Equipado com o poder implacável de um motor de 998cc, FZ1 domina as estradas com velocidade super rápido e uma atitude otimista.

A BELEZA BRUTAL

A FZ1 nasceu para a vida na rua, e sua estrutura muscular está pronto para qualquer coisa. Seu motor à base de Supersport 998cc um soco poderoso midrange. E para 2010, o mapeamento da ECU foi revisto para alcançar uma melhor resposta do acelerador na baixa de gama média-rpm.

O quadro de alumínio fundido corta seu caminho através das curvas como uma moto supersport, para garantir que você está sempre no comando.

A FZ1 tem de bombeamento do coração performance, com atitude séria em cima e uma aparência magra e dizer que é todo o poder sobre a matéria. A FZ1 está equipado com um undercowling como padrão.

Design e estilo de Yamaha FZ1

Com o mesmo motor baseado em R1 e chassis de alumínio como a FZ1 Fazer, este muscular moto esportiva de um litro é construído para entregar classe brutal desempenho líder no mid-range, combinado com excllent versatilidade dia-a-dia. E com novas carroçaria compacta e dimensões radicais, este roadster elegante tem mais presença rua do que qualquer outra coisa na classe nu. A FZ1 é bang-se atualizado com as tendências de estilo atuais de ângulos agudos e olhares agressivos.
FZ1 oferece níveis de desempenho e olha que são definidas para se tornar o padrão da indústria no setor de moto esportiva naked de grande capacidade. A principal grupo-alvo para a nova FZ1 são os pilotos supersport que estão redescobrindo a versatilidade ea emoção de motos esportivas modernas.


Fatos Sobre a Yamaha FZ1

     999cc 4 cilindros DOHC e refrigeração líquida do motor
     Potência máxima de 148 cv com torque máximo de 106 Nm
     Ex-Showroom Delhi preço é Rs. 8,70,000
     Caixa de velocidades manual de seis velocidades
     320 milímetros discos duplos dianteiros e traseiro 245 milímetros único disco.




Maximum output
150 PS/11,000 rpm
Maximum torque
106 Nm/ 8,000 rpm
Starting system
Electric
Lubrication
Wet sump
Cylinder layout
In-line, 4-cylinder
Clutch type
Wet, multiple-disc
Ignition type
T.C.I.
Fuel supply
Fuel Injection
Primary/Secondary reduction ratios
65/43 (1.512) / 45/17 (2.647)
Tranmission type
Constant mesh, 6-speed
Caster/Trail
25 degree/109 mm
Gear ratios
1st = 2.533, 2nd = 2.063, 3rd = 1.762, 4th = 1.522, 5th = 1.350, 6th = 1.208


Chassis

Frame type
Diamond
Suspension(Front/Rear)
Telescopic fork / Swingarm
Brake Type(Front/Rear)
Dual Hydraulic disc brake Ø 320 mm / Single hydraulic disc brake Ø 245 mm
Tyre size (Front/Rear)?
120/70 ZR17M/C (58W) /190/50 ZR17M/C (73W)
WheelTravel(Front/Rear)?
130 mm / 130 mm
Dimensions

Overall length x width x height
2,140 mm × 770 mm × 1,060 mm
Kerb Weight
214kg
Seat Height
815 mm
Wheelbase
1,460 mm
Minimum ground clearance
135 mm
Engine oil volume
3.8 liters
Fuel tank volume
18 litres

 

Suzuki GSX-R 750

Suzuki GSX-R 750Intro
A Suzuki GSX-R é uma moto esportiva top-of-the-line, que foi considerado um modelo inovador quando foi lançado pela primeira vez em 1985. Apesar de várias gerações da GSX-R têm sido introduzidos ao longo dos anos, o modelo manteve sua reputação de ser a coisa mais próxima de qualquer fabricante japonesa ainda produziu a uma rua legal bicicleta de corrida. Ao longo das décadas a GSX-R tem sido continuamente refinado e aperfeiçoado para fornecer pilotos com poder inigualável e capacidade de desempenho.
O 2012 Suzuki GSX-R tem o mesmo esporte visual clássico de moto que modelos passados ​​ostentava. No entanto, também apresenta um novo esquema de cores, bem como uma série de novos elementos de estilo. Esses elementos incluem novos instrumentos, novos tubos do garfo preto e novas rodas vermelhas listradas. O 2012 Suzuki GSX-R oferece o desempenho do motor, que é incrível de marcha lenta até redline e todos os pontos entre eles. O motor de quatro cilindros de 999cc foi modificado especificamente para fornecer aceleração espetacular e um nível de desempenho que faria a moto mais do que capaz de manter a sua própria sobre a pista. Características do motor incluem válvulas de alta qualidade de titânio, pistões forjados, bielas shot-marteladas e válvulas de escape. Cada um dos furos de cilindro apresenta recortes pentagonais nos lados. Isso resulta em uma maior abertura do cárter, mais leve, enquanto os orifícios de ventilação, que são mais largas na parte superior e na parte inferior mais estreita, ajudam a coincidir com o fluxo real de que o ar aprisionado. Isto reduz as perdas de bombagem cárter interna de pressão de ar e minimiza a resistência ao movimento para baixo a partir dos êmbolos. Melhoria do sistema 4-2-1-escape da moto também é mais leve, ajudando a facilitar uma maior agilidade e manuseio, bem como para aumentar a potência do motor mid-range para melhor aceleração nas curvas.
O 2012 Suzuki GSX-R é equipado com uma embreagem de torque-limitante de volta, que incorpora o Sistema de Assistência à Embreagem Suzuki (SCAS) para um CPuxe mais leve e desempenho otimizado. Downshifting é mais suave, graças ao back-limitador de torque. Isso permite que o piloto a tirar o máximo proveito da potência do motor em desaceleração. A GSX-R 2012 é construído sobre uma estrutura em liga de alumínio de dupla longarina com um braço oscilante em liga de alumínio. Motor compacto da moto permite um maior braço oscilante, bem como a distância entre eixos é menor geral. Pedais pode ser ajustada em três posições em um intervalo horizontal e vertical 14 milímetros. Pedal de freio traseiro eo cilindro mestre também mover-se com a montagem footpeg direita, enquanto a ligação alavanca de mudança pode ser ajustado para acomodar Esquerdo Posição footpeg mudanças. A suspensão foi aperfeiçoada para proporcionar uma condução mais suave, enquanto a dirigibilidade e frenagem também foram aperfeiçoados.
Um amortecedor de direção controlado eletronicamente, que proporciona uma sensação mais alerta e ágil reforça ainda mais a capacidade de manipulação. O amortecedor aumenta as forças de amortecimento em altas velocidades e diminui-los em velocidades mais lentas. Os freios a disco dianteiros são feitos de aço inoxidável resistente ao calor e trabalho em conjunto com os top-of-the-line-radial de montagem monobloco pinças Brembo. Freios a disco traseiros contam com um único pistão pinça Nissin que é montada acima do braço oscilante. O 2012 Suzuki GSX-R apresenta novas poltronas de couro de alta aderência que ajuda a segurar o piloto no local, proporcionando uma maior sensação de estabilidade durante a aceleração. Apesar de ter sido introduzido há quase 30 anos, a Suzuki GSX-R continua a ser o cão superior na categoria moto esporte de classe aberta. Recentemente, o modelo foi identificado como sendo o início da motocicleta no mundo por uma série de publicações. Com velocidade, potência, equilíbrio e estilo, de 2012 Suzuki GSX-R oferece tudo o que você poderia procurar em uma moto esporte. Com Suzuki continuamente aperfeiçoar o modelo e fazer melhorias sutis de ano para ano, é provável que a GSX-R1000 continuará a ser a última palavra em motos esportivas por algum tempo para vir.Novo para 2012

    
Melhorias específicas feitas para 2012 incluem um novo sistema de escape de aço inoxidável 4-2-1.
    
O 2012 Suzuki GSX-R também possui pistões que foram completamente redesenhados.
    
O chassis, sistema de freios e suspensão também foram redesenhados para melhorar ainda mais o desempenho.
    
A moto foi dada uma redução geral de peso de mais de £ 4.
    
Um novo esquema de cores e novos elementos de estilo também foram adicionados ao 2012 Suzuki GSX-R.
2012 Suzuki GSX-R Especificações

    
Modelo: Suzuki GSX-R1000
    
Tipo de motor: 999cc, quatro tempos, refrigeração líquida, quatro cilindros
    
Diâmetro e curso: 74,5 milímetros x 57,3 milímetros
    
Taxa de compressão: 12.9:1
    
Válvula Train: DOHC
    
Indução: Suzuki Fuel Injection
    
Ignição: Ignição eletrônica (transistorizada)
    
Transmissão: malha constante de seis velocidades
    
Final Drive: Chain, DID50VAZ, 114 ligações
    
Capacidade de combustível: 4,6 litros
    
Economia de combustível estimada:
    
Freios (Frente): Duplo disco de freio
    
Freios (traseira): freio de disco
    
Suspensão (Frente): invertido telescópico, mola helicoidal, óleo amortecida
    
Suspensão (Rear): Tipo de link, mola helicoidal, óleo amortecida
    
Distância entre eixos: 55,3 IN
    
Rake: NA
    
Trail: NA
    
Altura do assento: 31,9 IN
    
Curb Peso: £ 448
    
Pneus (frente): 120/70ZR17 M / C (58W), tubeless
    
Tires (Rear): 190/50ZR17M/C (73W), tubeless
Acessórios

    
Tampa do medidor de fibra de carbono
    
Fibra de Carbono Top guarnição Crown
    
Fibra de Carbono Universal Tanque Pad
    
Tire Válvula Caps Suzuki Logo
    
Sport-Touring Smoke Luz do pára-brisa
    
Capa Heelguard Fibra de Carbono
Principais concorrentes para o 2012 Suzuki GSX-R

    
Yamaha FZ1
    
Yamaha R6
    
Honda CBR1000RR
    
Kawasaki ZX-10R

Buell-1125CR

A Buell-1125CR é um dos modelos fabricados pela marca, caracterizada pelos grandes discos de freio dianteiros

Hero compra 49,2% da Buell por US$ 25 milhões

A indiana Hero Motor Corp, uma das principais fabricantes de motos do mundo, anunciou, nesta segunda-feira (1), a compra de 49,2% da Erick Buell Racing (EBR) por US$ 25 milhões

A indiana Hero Motor Corp, uma das principais fabricantes de motos do mundo, anunciou,  a compra de 49,2% da Erick Buell Racing (EBR) por US$ 25 milhões. De acordo com a Hero, o objetivo do negócio é alavancar uma rápida expansão global para a marca indiana, que pretende alcançar vendas globais de 10 milhões de motos nos próximos anos.
Com a transação, a Hero passará a ter executivos na EBR, empresa de remanescente da antiga Buell, que pertencia ao grupo Harley-Davidson e fechou as portas em 2009. Meses depois, o fundador da empresa, Erik Buell, ressurgiu com a Erik Buell Racing fabricando modelos exclusivos para competições, que depois passaram a versões de rua também.

Bajaj Pulsar 200 NS

A Bajaj Pulsar 200 NS é um dos últimos lançamentos da marca indiana

Se hoje alguém perguntar quais são as três marcas que mais venderam motocicletas em 2011 você saberia a resposta? Com certeza, as quatro gigantes japonesas (Honda, Suzuki, Kawasaki e Yamaha) vieram a cabeça, certo? Mas, do pódio de vendas mundial de motos em 2011, só uma das marcas acima está correta: a Honda. Quem são as outras?

Você pode não conhecê-la, mas a marca indiana Bajaj já é a terceira maior força do mundo em vendas. Com 3,8 milhões de unidades vendidas no mundo todo, a Bajaj perde apenas para a Honda – ainda a maior do mundo – e a também indiana Hero MotoCorp, que ocupou a segunda colocação. A presença da Bajaj no terceiro lugar é uma surpresa, mas não deve se manter assim por muito tempo. De todo o montante vendido no ano passado pela marca, 1,27 milhões de unidades foram para o exterior (exportação).

terça-feira, 30 de julho de 2013

Yamaha FZ8 e FAZER 8


Como todo mundo sabe a Yamaha  está trabalhando duro na sua nova moto, a FZ8, essa moto é uma das mais comentadas nos últimos dias, principalmente devido aos lançamentos da Yamaha esse ano que não atingiram as expectativas dos motociclistas.

A Yamaha apresentou oficialmente as primeiras imagens e dados detalhados da FZ8 semana passada(12/03), a FZ1 foi a moto que inspirou a criação desse design super agressivo.



Já se sabe que a FZ8 vai ser lançada em duas versões, uma versão Naked e a versão semi-carenada com o nome de FAZER, pelo que a Yamaha apresentou já se pode ver que a moto pode oferecer um nível de condução superior que a suas atuais concorrentes, e a moto promete ser ainda econômica de uma forma que você possa usar diariamente, ela vem pra substituir a atual FZ6, moto essa que passou a ser produzida no Brasil a pouco tempo.

MV Agusta Brutale 1090RR

MV Agusta produz edição mais radical da Brutale 1090RR

MV Agusta Brutale 1090RR Corsa (Foto: Divulgação)

 A MV Agusta revelou nova edição especial da Brutale 1090RR, que foi batizada de Corsa. Utilizando como base a naked de alta cilindrada, a fabricante italiana deixou o modelo ainda mais radical, ganhando suspensões e freios mais esportivos. O ABS é do tipo "Race" e as rodas de liga-leve forjadas, deixando o conjunto mais leve.

Nos Estados Unidos, um dos primeiros mercados a receber a edição, a Corsa custa US$ 21.498. Apenas 40 unidades serão vendidas nos EUA, todas por encomenda. O modelo ainda traz para-lama dianteiro de fibra de carbono e tampa para o assento do garupa, deixando a moto mais esportiva.
Os grafismos também diferem da versão tradicional da Brutale 1090RR, trazendo pintura especial vermelha e branca, além dos logotipos "Corsa" no tanque. O motor segue o mesmo quatro cilindros de 1.078 cilindradas e 158 cavalos de potência. Representante da MV no Brasil, a Dafra ainda não anunciou se a Corsa virá ao Brasil.

MV Agusta Brutale 1090RR Corsa (Foto: Divulgação)

Ducati Diavel (Carbon) 2013

2013 Ducati Diavel (carbono) Especificações:

motor:

     Tipo: Testastretta 11 °, cilindro L-Twin, quatro válvulas por cilindro, Desmodromic, refrigeração líquida
     Deslocamento: 1198.4cc
     Diâmetro x curso: 106 x 67,9 milímetros
     Taxa de compressão: 11,5:1
     Poder: 162hp (119kW) @ 9500rpm
     Torque: £ 94 pés (127.5Nm) @ 8000rpm
     Injeção de combustível: sistema de injeção eletrônica de combustível Mitsubishi, corpo do acelerador Mikuni elípticas com RBW
     Exaustão: sistema leve 2-1-2 com conversor catalítico e duas sondas lambda. Silenciadores de alumínio gêmeas
     Transmissão: 6 velocidades
     Pinhão 15; coroa traseira 43: Unidade
     Clutch: ação da luz, molhado, multiplate embreagem com comando hidráulico.


 chassis:

     Chassis: Tubular Trellis armação de aço
     Distância entre eixos: 1.590 milímetros (62.6in)
     Rake: 28 °
     Suspensão dianteira: Marzocchi 50 milímetros totalmente ajustável garfos usd
     Curso da roda dianteira: 120mm (4.7in)
     Roda dianteira: 14 raios em liga leve de 3,50 x 17; 9 raios Marchesini em Carbono
     Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17 Pirelli Diablo Rosso II
     Suspensão traseira: ligação com Progressive totalmente ajustável monoamortecedor Sachs. Alumínio braço oscilante de um só lado
     Excursão da roda traseira: 120mm (4.7in)
     Roda traseira: 14 raios em liga leve de 8,00 x 17; 9 raios Marchesini em Carbono
     Pneu traseiro: 240/45 ZR17 Pirelli Diablo Rosso II
     Travão da frente: 2 x 320 milímetros discos semi-flutuantes, montado radialmente, pinças monobloco Brembo de 4 pistões com ABS
     Freio traseiro: disco 265 milímetros, dois pistões pinça flutuante com ABS
     Tanque de combustível: 17l - (4,5 gal EUA)
     Peso total: 239 kg (£ 527), 234 kg de carbono (£ 516)
     Peso seco: 210 kg (£ 463), 205 kg de carbono (£ 452)
     Instrumentos: instrumentação guiador montado com display LCD: velocidade, rpm, hora, temperatura do líquido refrigerante. Luzes de aviso para: neutro, piscas, high-feixe, rev-limite, a intervenção do DTC, estado ABS, pressão de óleo, reserva de combustível. Tanque montado instrumentação com ecrã a cores TFT: marcha selecionada, temperatura do ar, tensão da bateria, viagens 1 e 2, de percurso de reserva de combustível, média e real o consumo de combustível e velocidade, tempo de viagem, manutenção programada. Status completo e / ou gestão de equitação Modes, DTC, RBW e ABS.
     Altura do assento: 770 milímetros (30.3in)
     DTC (Ducati Traction Control): O equipamento padrão
     ABS: O equipamento padrão

2012 Ducati Diavel opções de cor:

     Diavel escuro
     Ducati Red
     Blue Metallic
     carbono

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Yamaha scooter retrô D'elight

Yamaha lança na Europa scooter retrô D'elight

  A divisão europeia da Yamaha coloca no mercado o scooter D'elight que mescla elementos retrô e modernos, equipado com motor monocilíndrico de 114cc com injeção eletrônica e potência de 7,1 cavalos a 7.000 rpm e torque de 0,76 kgfm a 5.500 rpm. Um dos grandes destaques da moto é o peso de 98 kg (em ordem de marcha) devido ao seu projeto com chassi compacto.

O preço sugerido para o scooter D'elight é 1.890 euros (cerca de R$ 5.600). A motoneta oferece espaço sob o assento para acomodar um capacete semi-aberto, tem rodas aro 12, freio a disco na dianteira de 180 mm e tanque de combustível para até 4,4 litros.
Segundo a marca japonesa, a proposta do scooter D'elight é atender as necessidades de transporte para as pessoas nos grandes centros urbanos, pois o veículo oferece a agilidade de uma motoneta de 50cc com a potência semelhante a de uma de 125cc.
- Confira o vídeo de apresentação do scooter Yamaha D'elight


Yamaha XVS950 Midnight Star


A Yamaha Motor da Amazônia faz convocação para os proprietários das motos XVS 950 Midnight Star (ano/modelo 2009 a 2012 e numeração de chassi de 9C6KN001090000101 até 9C6KN0010C0004500) para que compareçam a uma concessionária autorizada para a verificação gratuita do alinhamento da roda traseira e agendar a substituição gratuita do rolamento e de outras peças do conjunto do cubo da embreagem da roda.
Segundo a Yamaha, esse recall é necessário porque foi constatado que uma eventual falha ou imprecisão no alinhamento da roda traseira pode causar danos ao rolamento, e, nos casos em que o consumidor insistir na utilização nestas condições, os danos podem se agravar, atingindo outras partes do conjunto da roda, gerando transtornos, maior tempo de imobilização da motocicleta e principalmente alto custo para reparo pelo usuário.
A Yamaha destaca que o eventual desgaste do rolamento não acarreta risco à segurança do usuário. Para informações adicionais, ligue para 0800-7743738, no horário comercial.
A Yamaha denomina esse tipo de chamada para a XVS 950 Midnight Star como campanha de serviço. Em novembro de 2011 a marca japonesa havia feito recall para o modelo por conta de manutenção no conjunto do tubo de alimentação do combustível que poderia sofrer vazamento e oferecer risco de incêndio.
De acordo com a Fundação Procon de São Paulo, não há prazo limite para atendimento à campanha de recall e, caso o consumidor tenha qualquer dificuldade para efetuar o reparo, deve procurar um órgão de defesa do consumidor para efetivar seus direitos. A entidade disponibiliza o telefone 151 e os postos de atendimento pessoal para orientações e informações.